domingo, 14 de fevereiro de 2010

O preço do Foco

E a vida lá fora continua pincelando experiências no que está vivo aqui dentro. Os dias estão passando mais rápido agora.
Estive, estes últimos dias, falando a todos que cruzavam meu caminho sobre Foco. Sobre o sonho que se tem e a importância de mentalizá-lo todos os dias de sua vida. Obviamente não há outra maneira de alcançar a resposta aos seus objetivos em vida.
Mas, tudo isso aconteceu sem que eu parasse um segundo para pensar como na teoria é diferente.
O foco custa um preço.
Todos focamos o sucesso em nosso futuro; sempre adiante. Seja ele no trabalho ou na vida pessoal. E, enquanto esse sucesso não vêm, tudo o que fazemos é pensar no amanhã, e nos prepararmos para quando ele chegar. E isso acontece enquanto acontece o hoje. E o hoje é deixado passar em branco.
Não notamos a vida passar, aquelas pessoas que cruzam nosso caminho com palavras importantes a dizer. Estamos tão obcecados por este foco que, passado um tempo, começamos a nos dar conta que estamos perdendo muita vida, deixando-a passar diante de nossos olhos. Esquecendo que, na verdade, a vida é feita de detalhes. Quanto mais detalhes observamos hoje, mais vida teremos para contar aos nossos netos; mais completa terá sido nossas vidas.
Então descobri, nestes dias, que viver observando a vida hoje é tão importante quando almejar o sucesso amanhã.
Por um momento tive medo de adoecer e morrer, algum dia. Tenho certeza que vou morrer, e não tenho medo disso. Meu receio é não ter vivido e sentido tudo o que quero sentir.
Vejo pessoas felizes na televisão, nas ruas, pelos caminhos da vida. Quero sorrir espontaneamente, sem vergonhas, como alguns fazem nas ruas de Paris ou nas comunidades do Rio de Janeiro, São Paulo...
Estive falhando comigo mesma nos últimos tempos. Decidi finalmente seguir carreira como comissária, e espero ter tempo em alguns finais de semana para me reassumir como artista. De repente eu mudei, e minha vida mudou em conseqüência disso.
As vezes eu descubro a essência de mim, simultaneamente, em momentos não esperados. Ser especial, diferente, está cada vez mais profundo. Materialismo sempre foi algo negativo depois que me tornei jovem. Mas Gosto de me sentir bonita, me maquear, me arrumar. Passo horas na frente do espelho. Quando termino e me vejo pronta, saio pelas ruas da cidade, a noite, falando sobre a beleza nas abelhas, a cultura da França ou da Espanha, os melhores pintores que meu coração admira. As pessoas me vêem como uma contradição.
Tudo isso prova que, por mais que eu me enfeite com a realidade dos outros, com o conceito beleza, nascem de dentro de mim evidencias de que aqui ainda vive uma alma.
Sempre desejei o inalcançável, esse sentimento de felicidade infinita, hoje e amanhã, e depois. Mas tudo o que consegui foi uma satisfação em alcançar hoje, e amanhã assistir brotar mais um desejo.
Muitas vezes acredito em encontrar pessoas incríveis, loucas e inconformadas com a beleza desse mundo. Quando penso nisso, imagino um homem correndo no meio de uma floresta, me mostrando a beleza de uma joaninha, empolgado com a forma nas folhagens, todas as cores da mata.
Aquela pessoa que me instiga a fazer coisas diferentes, ter uma vida repleta de experiências e lembranças inesquecíveis.
Mas esse é um ideal que diretores de cinemas escrevem em scripts para atores elegantes, a fim de não deixar as mocinhas da primeira fila do cinema desesperançadas.
Hoje de manhã acordei com o cheiro do mar, ainda que esteja tão longe dele. Sinto um imenso oceano me chamar todos os dias, me abraçar em todos esses sonhos, dormindo ou acordada. Uma linha invisível me leva pela vida, me ligando até o seu fim, e a ela está agregada cada gota desse mar que eu tanto quero estar próxima.No final das contas, assim eu me tornei. Algumas lembranças do passado, e alguns desejos direcionados ao futuro. Ainda não tenho a vida que gostaria de ter, mas tenho a oportunidade de viver meus dias, minhas horas e segundos. Tenho a caneta em minhas mãos e papel em branco.

Tudo o que eu mais quero é uma história. Estou ciente que devo começar a escrevê-la hoje, e fazer acontecer o final mais feliz que eu possa alcançar.
Eu continuo a desenhar, mas dessa vez, a minha vida. A Arte se aplica a vida, e os sonhos são caminhos pincelados em direção ao infinito.