quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Presença Humana

Nos é tido em mente a imagem do paraíso sempre solitários, um lugar onde não hajam pessoas com suas manias de produzirem lixo e incomodarem com suas próprias presenças.
Pelo menos pra mim, um dia o paraíso veio em forma de mar, sol, areia e coqueiro. Mas, também fui vítima do “pensamento unitário”, o querer se excluir, querer ser grande para cuidar dos meus problemas, quando na verdade, eu sempre consegui os resolver, mas com pessoas por perto os seus sorrisos me eram prêmios. A presença das pessoas tem a importância que você só descobrirá quando, só, vir o vazio.
Não nos seriam só aqueles familiares, o vizinho da frente ou o cara simpático da faculdade. A presença de seres humanos, mesmo que cuidem apenas e exclusivamente de suas vidas, mesmo com a indiferença, elas atravessam pelo seu lado do metrô, você as vê pela janela do teu prédio, andando pra lá e pra cá cuidando de suas vidas.

É impossível viver sozinho. É essencial ao ser humano conversar, mesmo que não haja o luxo de ser entendido. Importante existir alguém, mesmo que pra brigar e botar a culpa, ou alguém que te culpe. Se defender dos outros te faz sentir vivo. Esses outros são importantes com acertos, e mais ainda quando erram.
Alguém pra agarrar na cintura e sair rolando pelos campos da vida. Alguém pra compartilhar alguns planos. É importante até a existência daquele cara que você odeia no trabalho ou na faculdade. Eles nos são impulso, da mesma forma que nossos próprios amigos podem nos atrasar. É a lei da vida, mesmo que não perfeitos, nós necessitamos infinitamente dos outros.
Particularmente, nunca fui uma pessoa de muitos amigos, embora muito acessível. Sempre fui comunicativa, até invejei aqueles que pouco falam dotando assim suas palavras com mais valor aparente.
Os seres humanos que passam pelas nossas vidas são de suma importância. Até aquele que me olhou enquanto eu atravessava a rua, isso me foi importante ao ego, etc. E, se apenas essas pessoas que não desempenham papel algum em nossas vidas já são importante, imagine meus amigos e minha família?
Todas essas preliminares para lhes dizer dos meus familiares e a extrema importância deles. Por que eles nos aparecem mais vezes ao dia e nos dizem muitas vezes o que precisamos ouvir. Deixei Camboriú sem medos, acreditando que absolutamente nada foi deixado para trás, muito menos o futuro.
Porque Meu futuro logicamente está, não na frente, mas aqui. Hoje e agora.
A falta que o mar me faz é imensa, mas as pessoas me fornecem um calor maior do que as águas frias e dramáticas do mar, a tristeza no seu cais. Eu viajei, voltei. E deixei que todos sentissem que eu estava aqui, de volta.
Abracei meus amados da família, ganhei presentes e bolos de boas vindas. Precisei estar longe para descobrir que eu era amada, e que errei demais na vida. Reconheci meus amigos no meio da multidão, rimos noites inteiras e juntos deitamos no asfalto da avenida da minha casa. Olhamos a estrada dessa vida louca, vivemos e comemoramos nossa capacidade de pensar mais, viver mais, e sentir muito mais do que aqueles alienados da mesa ao lado. E a Jaine dizia: “Aquele de shorts verde, gritando e dançando, achando que vive a vida da melhor forma, e ainda ri!”.
Cheguei, e encontrei minha mãe como a deixei. Ela não envelhece, essa mulher. Encontrei todas as minhas fraquezas, e quantas respostas eu obtive em três dias, a todas aquelas perguntas formuladas em uma vida. Não há patamar de tristeza, a emoção faz a força, e subimos nas escadas da vida, com um sorriso no rosto.
Parei por vários momentos para observar a minha mãe, valorizei a proximidade, fiz carinho nos cabelos dela. Usei a minha voz mais calma com o meu pai, evitei brigas. Minha avó, a vi de perto que me abraçou com tanta felicidade.
Minha melhor amiga mudou planos e foi me ver na faculdade. Pessoa de beleza múltipla, e sendo uma simples mortal não pude aprender a declarar seu significado. A Simone veio me abraçar, e eu senti que era o que faltava mesmo para aprender que aqui é meu lugar. Nunca estaria completa, nem bem acompanhada, através de noites sem aula, nos dedicando ao moldar da nossa amizade inconscientemente, alimentando uma verdade, sentadas lá atrás da faculdade, bebendo vinho ou comendo marshmallow. Sorrir e rir do sorriso dela, do riso dela. É emocionante estar e me sentir pelo da pessoa que me faz bem, uma amiga fiel, relativa ao verdadeiro significado da palavra, a irmã de Alma. Simone é minha irmã de alma. Pessoa de coração ilimitado, bondade sobrenatural, simpatia iluminada. Deus existe ali, é o que eu senti, sinto e para sempre sentirei.
Vi muito do que não quis, a solidão, a inquietude. Depressão. Assim eu percebi que a depressão o mar lavou do meu corpo para que eu pudesse voltar. Lavou e levou de mim o desrespeito por quem deveria amar escancaradamente, levou de mim a indiferença para com meu pai, e principalmente o sentimento de que ninguém sentia me falta e que amar a mim seria impossível. Não me achava, nunca me achei, querida e desejada à proximidades.
O silencio suave; eu sei que minha mãe está na sala, quieta, na frente do computador dela. Na cozinha há todos os ingredientes de comida caseira, não como em casa de estudante. Aqui não tem nada em lata; o meu bolo foi com abacaxi fruta.
O meu bolo. Cada uma com uma faca, cobrimos com clara em neve e coco ralado, enfeitamos nossa vida de sorrisos. Eu compro todos os ingredientes e faço do jeito que ela faria, mas o feijão é dela, o melhor. Tudo aqui é melhor, por que aqui é minha casa.
Havia esquecido a beleza das pessoas, que todas me parecem igualmente maravilhosas. Apenas um homem parece ainda mais bonito.
E, quieta, sigo o que está predestinado, e “deixando que a vida me leve”. E vivamos para sempre, enquanto o sempre estiver ao alcance.
Família é tudo o que amo, inclusive meus amigos.
Enfim.
O furacão passou. A chuva que estava baixa agora parou.
Consigo ver os raios de sol, ao infinito paraíso, voltados as palmeiras e coqueiros que aqui por esses mares brilham mais intensamente. A praia é o meu lugar, mas enquanto for o paraíso que eu tenho apenas na minha mente, e meus pés estiverem firmes na casa que eu chamo de FAMÍLIA.
E enquanto ela estiver aqui, e não no mar, é aqui que estará o meu mar, e todos os meus portos e faróis.

Os meus amigos são tão família quanto minha família. E eu os amo, tanto
quanto amo sangue meu.